Jogos Olímpicos da Grécia Antiga

 

Roteiro

EE SYLVIA NOEMIA DE ALBUQUERQUE MARTINS

DISCIPLINA: História

Ano/Série: 6° A e B

Nível: Fundamental

 

PROFESSOR: Amauri Matos

CONTEÚDO: Jogos Olímpicos da Grécia Antiga

 

AULAS: 4

DATA DE ENVIO:

 30/06/2020

DATA DE ENTREGA: 14/07/2020

Enviar no WhatsApp (15) 991 205747 ou pelo App ClassRoom

Código da turma no Classroom:

6°A: f7bajyq

6°B: 6dopvet



 

 

 



Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga são o tema desta sequência didática, na qual são estudados as origens e o legado para a sociedade atual dessa importante invenção grega. 

Partimos de uma proposta de estudo que visa ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a História Antiga e a representatividade dos Jogos ocorridos na cidade de Olímpia, a partir de 776 a.C.


Habilidade

Discutir o conceito de Antiguidade Clássica e seu alcance e limite na tradição ocidental, assim como os impactos sobre outras sociedades e culturas.

Parte 1


Saberia dizer o que é uma Olimpíada?

Você sabe quando e onde foi criada a primeira Olimpíada? Atualmente, quem participa das Olimpíadas? Onde elas acontecem? De que maneira podemos ter informações sobre elas?

 Os Jogos Olímpicos tiveram origem na Grécia Antiga. O primeiro deles ocorreu em 776 a.C., na cidade de Olímpia. Os Jogos eram uma homenagem a Zeus e ocorriam de quatro em quatro anos.

 Vamos ampliar os conhecimentos sobre esse importante evento cultural que movimentava toda a Grécia Antiga, e eram tão importantes que até mesmo as guerras entre as cidades-estados eram interrompidas para que eles pudessem ser disputados. Além disso, pessoas de diferentes lugares e profissões viajavam para Olímpia para prestigiar o evento.

Converse sobre as Olimpíadas com seus pais ou com as pessoas adultas que convivem com você.

Pergunte:

Como é uma Olimpíada e que sentimentos e emoções ela desperta nas pessoas?

 

Parte 2

1.     Pesquise na internet ou livro didático a origem dos Jogos Olímpicos.

Quais são os principais símbolos das Olimpíadas? Explique o significado deles.

 Se possível assista ao vídeo do Canal Nerdologia: https://www.youtube.com/watch?v=ripYefLhsAQ


 

Modernamente, há outro tipo de Olimpíada disputada logo após os Jogos Olímpicos e no mesmo lugar em que eles se realizam: são as Paraolimpíadas, também chamadas de Paralimpíadas. Esses Jogos envolvem a participação de atletas com algum tipo de deficiência física ou mental. As Paraolimpíadas foram criadas em 1948 pelo médico alemão Ludwig Guttmann. Por ser judeu, em 1939 Guttmann foi obrigado a sair da Alemanha para escapar ao terror nazista. Radicou-se então na Inglaterra, onde em 1948 criou os Jogos Paraolímpicos como forma de reabilitar soldados mutilados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nos primeiros anos, os jogos foram realizados em Stoke Mandeville, pequena cidade inglesa onde Guttmann trabalhava. Nessa época, o número de atletas era pequeno e se limitava a ex-soldados ingleses e estadunidenses. A primeira competição contou com apenas 16 atletas. Aos poucos, porém, o movimento criado por Guttmann foi crescendo. Em 1960, realizou-se, na cidade de Roma (Itália), a primeira Paraolimpíada oficial, com 350 atletas de 24 países. Em 2016, os Jogos Paraolímpicos disputados no Rio de Janeiro contaram com a participação de 4 350 atletas de 176 países.

A Paraolimpíada criada pelo Dr. Guttmann representa um grande passo no sentido da garantia e da ampliação dos direitos humanos e do resgate da dignidade e da autoestima de pessoas com deficiência. No passado, essas pessoas nem sempre eram tratadas com respeito. Em Esparta, na Grécia Antiga, por exemplo, os bebês com algum tipo de deficiência e as pessoas que adquiriam uma deficiência por alguma razão eram lançados ao mar ou de precipícios. Algo parecido ocorria na Roma Antiga, onde patrícios e plebeus tinham autorização para sacrificar crianças consideradas defeituosas. No século XX, pessoas com deficiências eram submetidas, na Alemanha nazista de Adolf Hitler, a experiências ditas científicas, mas que na verdade eram degradantes e desumanas. 

 

Responda às questões a seguir.

1.   Quem foi o Dr. Ludwig Guttmann e que importância ele teve para a história das Olimpíadas?

2.   Em sua opinião, ele contribuiu para melhorar a qualidade de vida das pessoas com algum tipo de deficiência? Por quê?

3.   Cite algumas semelhanças e algumas diferenças entre os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga e as Paraolimpíadas atuais.

Parte 3

Faça e me envie duas ilustrações em folhas separadas retratando as Olimpíadas da Grécia Antiga e as Olimpíadas atuais, destacando bem as diferenças entre elas observadas na tabela abaixo:

 

Olimpíadas da Grécia Antiga

Olimpíadas atuais

Quem pode ou

podia participar dos Jogos?

 

Apenas homens livres. Mulheres e escravos não eram considerados cidadãos. Portanto, não podiam representar suas cidades nos Jogos.

Homens e mulheres. Em 1900, as mulheres estrearam nas Olimpíadas e, em 1948, foram criadas as Paraolimpíadas. Delas participam atletas com alguma deficiência física ou mental.

Como era a premiação?

Os vencedores eram premiados com coroas de louros e reconhecidos como heróis de suas cidades.

Os vencedores são classificados em 1º, 2º e 3º lugares e recebem, respectivamente, medalhas de ouro, prata e bronze.

Como eram as modalidades esportivas?

Havia poucas modalidades. A maioria delas era de caráter individual. O objetivo era demonstrar a força e a habilidade do atleta.

São mais de 40 modalidades e há um grande número de competições em equipe (futebol, basquete, vôlei, handebol etc.).

Repercussão social das

Olimpíadas.

Eram um dos principais eventos da sociedade grega. Até mesmo as guerras eram interrompidas para que os jogos e competições se realizassem.

São importantes, mas não alteram de maneira brusca a vida social e política dos países. Em 1916, 1940 e 1944, as Olimpíadas foram canceladas por causa da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.


Referencias:

 Imagens   dos    símbolos  olímpicos.  


<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%ADmbolo_das_Ol%C3%ADmpiadas.jpg>;

<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:An%C3%A9is_ol%C3%ADmpicos_no_Est%C3%A

1dio_Aqu%C3%A1tico.jpg>;

<https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Transferencia_da_Tocha_Opimpica.jpg>; <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/olive-wreath-known-kotinos-prize-winner186568451>;             <https://www.cob.org.br/pt/cob/movimento-olimpico/simbolos-olimpicos>.

Acessos em: 19 set. 2018. CARRUAGENS de fogo. Direção: Hugh Hudson. EUA, 1981.

SÉRIE atividade: atletismo 1. Produção: TV Escola/Asancine Produções/Gaia Filmes,

2011. Disponível em: <https://tvescola.org.br/tve/video?idItem=467>. Acesso em: 18 set. 2018.

SOUSA, M. Você sabia? Jogos Olímpicos. Revista Turma da Mônica, Rio de Janeiro: Globo, 2004.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tecnologia e Inovação - Atividades do 1° Bimestre

Atividade avaliativa de Tecnologia e Inovação